sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Turismo - Nos Sítios de Cabrela e do Monfurado

Se quiser passar vários dias a passear a pé e em btt na zona de Montemor-o-Novo, só tem que escolher onde quer ficar: tem, sinalizados, quatro percursos pedestres e dois em btt, que, no conjunto, lhe dão a conhecer o fundamental do património natural de dois Sítios propostos para integrar a Rede Natura 2000: Cabrela e Monfurado.

Comece por dirigir-se a Baldios e procure a antiga Escola Primária, onde se localiza o Núcleo de Interpretação Ambiental. Aqui encontra toda a informação sobre a importância dos Sítios referidos, seus habitats e espécies, na qual se incluem várias brochuras de apoio aos percursos. Pode visitar uma Exposição Permanente e, no espaço exterior, tomar contacto com um conjunto de espécies arbustivas e arbóreas que depois encontrará nos passeios.


De destacar que uma das brochuras, intitulada “Património Cultural”, contém ainda preciosas informações sobre alguns dos menos conhecidos expoentes do Património construído de Montemor-o-Novo. É o caso, entre muitos outros, da Ermida de São Luís da Mogueira, com interessante colecção de ex-votos em cera representando animais (ou não fosse o Santo o seu padroeiro!); dos Conventos dos Monges e de Santa Cruz de Rio Mourinho; das Quintas da Torre do Carvalhal, de Sancha-a-Cabeça e de Nossa Senhora do Rosário; e, também, de alguns monumentos megalíticos.Reservando as manhãs para passear, desde que tenha carro ou bicicleta, poderá passar agradáveis tardes à descoberta de alguns destes pontos de interesse, seguindo apenas as indicações de localização que lhe são dadas nesta brochura.

Os percursos pedestres, com distâncias que oscilam entre os 7 e os 10 kms, incluem, em três casos, alternativas mais curtas. Têm como ponto de partida e de chegada as aldeias de Cabrela, Baldios, São Cristóvão e a vila de Santiago do Escoural.Os percursos em btt ligam São Cristóvão a Casa Branca e Casa Branca a Escoural e têm, respectivamente, 15 e 12 kms.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário