quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Percursos Pedestres

As antigas vias de comunicação do meio rural constituem parte de um património que gradualmente vai desaparecendo em virtude de múltiplas causas (abandono, falta de uso, etc.). Estas vias podem adquirir actualmente um valor importante sob o ponto de vista de educação ambiental e eco-turismo.
O desenvolvimento do hábito de realizar passeios a pé, que se começa a observar no nosso país e é uma realidade bem conhecida noutros países europeus, principalmente por parte da população urbana, pode constituir uma fonte de reabilitação e conservação deste tipo de vias e caminhos e dos valores patrimoniais, culturais ou naturais, a eles associados.


 
 
Neste sentido, o projecto contemplou a criação de uma rede de percursos pedestres, com a qual se estabelecem condições de contacto e usufruto do meio rural, dando resposta a uma procura crescente de “equipamentos” para a prática do pedestrianismo e contribuindo para o desenvolvimento de actividades de educação ambiental e eco-turismo de forma regrada.
Os percursos já definidos, abrangendo ambos os Sítios, constituem uma base para a promoção de tais práticas. Foram idealizados de forma a que possuam ligação aos principais aglomerados rurais localizados nos Sítios (Santiago do Escoural, São Cristovão, Cabrela) e ao Núcleo de Interpretação.
A sua sinalização inclui postes direccionais com a sinalética normalizada adoptada internacionalmente e pela Federação Portuguesa de Campismo, e paineis informativos de início de percurso.
Cada percurso é apoiado por um desdobrável temático, disponibilizado gratuitamente no Núcleo de Interpretação.
 No global, encontram-se à disposição do visitante 4 percursos pedestres:

o   Percurso de Cabrela;
o   Percurso de São Cristovão;
o   Percurso do Escoural;
o   Percurso de Baldios.

Os três primeiros constituem na realidade 6, por possuírem duas alternativas de espaços a percorrer, com as quais se pretendeu aproximar a sua utilização por parte de públicos diferenciados (percursos mais curtos vocacionados para idosos e crianças, e percursos mais longos dirigidos ao restante público).


Fonte:cm montemor-o-novo



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montes de Cabrela - Percurso pedestre

Montes de Cabrela

 Conquistamos os passos únicos de visões de esplendor a partir de Cabrela, uma das mais antigas vilas de Portugal, situada num planalto que domina grande parte deste alentejo bravio e de onde se podem avistar, em dias claros, as Serras de Montejunto e Arrábida, bem como Vendas Novas e o seu Palácio Real. Por campos de sobreiros e azinheiras, sentimos o relevo acidentado, marcado pela preciosa Ribeira de Safira. Estes campos outrora povoados de animais de grande porte e percorridos pelas caçadas reais, são hoje montados de sobro e azinheiras onde têm habitat numerosas espécies protegidas e onde se vislumbram os mais variados cogumelos no inverno e e milhares de flores de cores variadas na primavera.


Descrição
 Percurso: Seguindo sempre pelos extensos campos alentejanos, de cearas e montado, ora alcançando os outeiros ora percorrendo os vales das ribeiras.
Região: Alentejo.
 Local: Cabrela - Montemor o Novo / Vendas Novas.
Temáticas: Paisagem, História, Tradições.
Assuntos de interesse: Cabrela e a sua importância defensiva na implantação da nacionalidade, moinhos de vento, azenhas - moinhos de água, montado e produção de cortiça, costrução em adobe e taipa, rede natura 2000.


História
Código SAL: 057-04
 Primeira edição: 12 Dezembro 2004
Número de realizações: 6*
Total de caminheiros: 193*
Percurso original: Identificado, reconhecido e criado pela SAL. Parte do trajecto teve uma marcação efectuada pela CM Montemor o Novo



Originalidade: Ter a sensação de caminhar em pleno silêncio, em cenários de natureza e ruralidade puras.
Informações Técnicas
Tipo de percurso: Circular.
Meio: Natural e Rural.
Distância: 14Km A VERIFICAR GPS.
Duração aproximada: 5 horas.
Desnível máximo: 110m.
Subidas: Uma ligeira no final, algumas outras suaves.
Dificuldade: Média O que é o Grau de Dificuldade ?
Como Participar

Acesso: Seguir para sul pela autoestrada  A2 e desviar para a autoestrada A6. Sair em Vendas Novas. Após as portagens virar para Montemor-o-Novo, sendo visível a Marconi. Cerca de 1Km à frente encontra, encontra a indicação Cabrela para a direita. Seguir até encontrar a Vila de Cabrela.
Onde estacionar: Normalmente não é problema, na proximidade da igreja.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário